Programa De Residência Médica Especialidade: Clínica Médica

· 3 min read
Programa De Residência Médica Especialidade: Clínica Médica

Atualmente a FCM oferece mais de 79 programas de residência médica, além dos programas complementares em 28 áreas. Além da grande São Paulo, a USP conta com unidades nas cidades de Ribeirão Preto e Bauru, localizadas no interior Paulista e que compartilham da mesma excelência no ensino e amplo leque de programas de especialidades médicas. Primeira residência em clínica médica ou cirurgia e a segunda na área selecionada. Assim como os outros profissionais da saúde, os médicos residentes também contam com associações que representam os interesses dos profissionais em especialização. Noprocesso seletivo da Unicamp 2021, foram363 candidatos inscritos para 13 vagas, o que significaquase 28 estudantes por vaga, sendo um dos cursos mais concorridos da última edição da prova da universidade paulista.


  • A residência médica pode ser um passo muito importante da sua carreira em Medicina.
  • Desenvolver os conhecimentos teóricos e habilidades práticas em Medicina Intensiva capacitando o médico a identificar os problemas e buscar as melhores soluções para o cuidado do paciente gravemente enfermo de forma ética, humana e segura.
  • É possível lidar com distúrbios do sono e da dor, doenças congênitas, Oncologia ou reabilitação, por exemplo.
  • Muita gente, ao escolher a especialidade médica na qual vai atuar, pensa apenas no lado financeiro e até na concorrência.


Com dois anos de duração, a residência em Clínica Médica na USP é uma das 54 especialidades oferecidas pela instituição. Boa parte da realização acontece no complexo Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), considerado o maior sistema acadêmico de saúde da América Latina. Por fim, mas não menos importante, a residência em Clínica Médica do IAMSPE também tem dois anos de duração e um processo seletivo  dividido em três etapas (teórica, prática/multimídia  e entrevista). Com tantas instituições de alto nível, é difícil decidir em qual prestar o processo seletivo. Muitas portas se abrem quando você vem de uma instituição reconhecida, por isso, queremos te ajudar nessa escolha.

Quantos Anos É A Residência De Clínica Médica?


As residências com acesso direto são aquelas que não exigem uma especialidade prévia.  rinoplastia miguel pereira rj , assim que sair da faculdade e obter o registro, o graduado já pode prestar a prova para iniciar uma das especialidades. A Clínica Médica é uma especialidade de acesso direto, ou seja, qualquer médico recém-formado e que possua CRM pode cursá-la, independentemente do tempo de formação ou de experiência. É importante ressaltar que, se a sua escolha primária é uma especialidade clínica (que não seja Dermatologia ou Neurologia), você precisará fazer a Residência em Clínica Médica. Assim como Cirurgia Geral, ela é um pré-requisito para ingressar posteriormente em outras subespecialidades.

Ensino


No entanto, isso não significa menos concorrência, tanto é que, no mesmo ano, foi registrada uma relação de 19 candidatos por vaga. O modelo de prova também não é tão diferente, mas se você ainda não está familiarizado, comece a estudá-lo. Os episódios contam com residentes de diversas instituições, inclusive a Unicamp, sob a perspectiva de Rodolpho Pinto, que cursa essa especialização.



Cirurgia Vascular


A residência médica na Universidade de Brasília é classificada como uma das melhores residências médicas no Brasil. O IAMSPE é conhecido especialmente por oferecer um programa de residência médica de alta qualidade, tanto em ensino técnico como também multidisciplinar e humanizado. Antes de definir o curso que deseja, vale considerar que alguns exigem uma residência médica prévia, enquanto outros estão abertos para recém-formados em medicina.